quarta-feira, 9 de julho de 2014

Pompéia - A cidade Petrificada


Pompeia foi outrora uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápole, na Itália.
 

A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade.


Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção (em posição de proteção).
 

Na época da erupção, a cidade tinha aproximadamente 20.000 habitantes, estando localizada na região onde os romanos mantinham suas vilas de férias.

A população e construções de Pompeia foram cobertos por doze diferentes camadas de cinzas e pedras que podem “viajar” com velocidade de até 160 km por hora, que caiu durante seis horas e totalizou 25 metros de profundidade.

  Um estudo vulcanológico indica que no Vesúvio e nas cidades circunvizinhas, o calor foi a principal causa de morte, no que anteriormente se supunha ser devido às cinzas e sufocação.

 Os resultados do estudo demonstram que a exposição ao calor de pelo menos 250 °C a uma distância de 10 quilômetros da erupção foi suficiente para causar morte instantânea, mesmo daqueles abrigados em construções.

 

Depois que as grossas camadas de cinzas cobriram Pompeia e Herculano, estas cidades foram abandonadas e seus nomes e localizações eventualmente esquecidos.

Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748, quando foi redescoberta por um agricultor que, ao trabalhar na região, localizou um muro da cidade. Nos dois séculos seguintes, a cidade foi escavada por arqueólogos.

 
  Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.
 
Considerada patrimônio mundial pela UNESCO, atualmente Pompeia é uma das atrações turísticas mais populares da Itália, com aproximadamente 2.500.000 visitantes por ano.





Nenhum comentário: