sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Montanhas de Wulingyuan – Inspiração para o filme AVATAR!

Wulingyuan é uma região de interesse paisagístico e histórico na província de Hunan - China.


Foi declarado Patrimônio Mundial em 1992.

O relevo ondula por 40 km e abrange uma área de 5.400 hectares.

  
O local é conhecido pelos mais de 3.000 pilares de arenito, gargantas e cumes, muitos com mais de 200 metros de altura.


O pico principal de Tianzi tem 1.262 metros acima do nível do mar.




Entre os desfiladeiros existem piscinas e cachoeiras, mais de 100 cavernas, e duas grandes pontes naturais.


Uma das cavernas é a Caverna do Dragão Amarelo uma das maiores e a mais famosa. Dividida em quatro camadas, a caverna do Dragão Amarelo tem um lago, dois rios, três cataratas, 13 salões e 96 corredores com uma extensão total de 15 quilômetros.


 O maior salão da Caverna do Dragão Amarelo pode abrigar mais de dez mil pessoas. Estalactites de diferentes tamanhos, posturas e cores se veem no teto e no chão da caverna.


Há duas pontes naturais espetaculares na área.  A Ponte dos Imortais com 26 m de comprimento, 1,60 m de largura, 1 a 2 m de espessura e com cerca de 100m de altura e a Ponte Através do Céu tem 40 m de comprimento, 10 m de largura e 15 m de espessura, sobe 357 m acima do vale, tornando-se uma das maiores pontes naturais do mundo.



O filme “Avatar” foi inspirado nas paisagens da região.
No precipício da montanha fica a Tianmen Cave, que significa em chinês “uma porta para o céu”, e é uma caverna espetacular. A entrada da caverna tem 131 metros de altura e 57 metros de largura, sendo considerada a maior entrada de caverna do mundo.

Pra chegar lá você percorre um caminho digamos incomum. Isso envolve muitas escadas! Tem que ter preparo físico!

Para se alcançar a entrada da caverna foi construída uma escada com 999 degraus, um número especial para os chineses que significa eterno, vida para sempre.

Graças ao advento do teleférico, somos capazes de admirar a paisagem de conto de fadas com o mínimo esforço. Além disso há cerca de 100 plataformas de observação naturais.


O Tianmen Mountain Cableway é o teleférico de passageiros mais longo do mundo, com um comprimento de 7.455 metros, a partir do centro da cidade ao "Jardim Suspenso" no pico. Uma viagem incrível que permite apreciar toda a paisagem.


Esta região é de uma rara e espantosa beleza, um local verdadeiramente impressionante.



Além da beleza notável da sua paisagem, a região é também importante pelo fato de abrigar várias plantas e espécies animais em risco de extinção.




O passeio é espetacular. É um impacto que os turistas tem neste passeio.


Com aspecto de brinquedo radical, o elevador panorâmico Bailong (cujo nome significa cem dragões), está localizado  na região de Wulingyuan e  sobe os 330 metros de um dos penhascos locais em apenas um minuto.



Ele é o maior do mundo, sendo composto por 3 elevadores de dois andares que podem carregar 50 pessoas cada um. Sua construção durou três anos, teve um custo de 20 milhões de dólares.



Sua estrutura foi feita de aço e vidro o que possibilita aos seus utilizadores desfrutarem da fantástica paisagem dos penhascos.


Mas para apreciar a paisagem é preciso ser corajoso, pois as duas opções para chegar no topo do penhasco são, se aventurar em uma escalada de 2 horas ou encarar essa subida em apenas um minuto. 


Segundo os geólogos, mais de 300 milhões de anos atrás, a região era um oceano.

Posteriormente, o oceano retrocedeu e deixou expostas as rochas sedimentares, que se tornaram finalmente os atuais picos, precipícios e pontes ou portas de pedra através das erosões de chuva e vento.

Hoje, a camada de pedras de quartzo é tão antiga quanto 380 milhões anos de idade, e tão grossa quanto 500 ou 600 metros.


É difícil de imaginar o quanto este incrível lugar que seria o pesadelo de qualquer pessoa com fobia de altura atrai tantos visitantes curiosos e assombrados com a paisagem abaixo de seus pés.


Uma insana passarela de vidro contorna o penhasco, permitindo aos que se atrevem a passar ali a sensação de andar sobre o vazio e desfrutar da floresta do Parque Nacional, quase um quilômetro e meio abaixo deles. 

Para andar ali você tem que usar umas galochas especiais que visam proteger o vidro de arranhões, garantindo assim sua transparência. Por sua vez, as galochas também deixam seu andar mais escorregadio. Tem noção do que deve ser a sensação de escorregar ali?


A esta altura, talvez você esteja se perguntando como foi construída a passarela.

 Os construtores se penduraram em cordas, muitas vezes equilibraram-se precariamente em treliças de BAMBU e placas de madeira perigosamente expostas ao tempo, ao vento, às chuvas… E DIVERSAS VEZES SEM EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA! 


Quem vê o lugar hoje, com a passarela de vidro, não imagina o sufoco dos pobres trabalhadores. Uma gente acima de tudo corajosa. 

Imponente, gigante, assustadoramente alta e com penhascos verticais de matar de medo o mais ousado dos alpinistas, as montanhas de Tianmen ficam na China.


 
 




Nenhum comentário: