quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Bristlecones - Uma das árvores mais antiga do mundo!



Com uma beleza encantadora e retorcida, os pinheiros Pinus longaeva, conhecidos em inglês como “bristlecones” (palavra que pode ser traduzida como “cones de cerdas”), têm entre 1.000 e 4.800 anos de idade.


 Estão em uma área protegida no alto das Montanhas Brancas no leste da Califórnia, 25 quilômetros a leste de Bishop.
Para ver essas maravilhas naturais inspiradoras, é preciso ir até a floresta antiga dos pinheiros bristlecones e subir cerca de 3.000 metros até Shulman Grove (pico Shulman) ou mais 20 quilômetros até o pico Patriarch (Patriarch Grove) a 3.415 metros.
Um bosque de pinheiros bristlecone (Pinus longaeva) nas Montanhas Brancas, no condado de Inyo, Califórnia, EUA.



Em Patriarch Grove, você encontrará o maior pinheiro bristlecone do mundo, a Árvore Patriarca. Com 11,2 metros de circunferência, mas com apenas 1500 anos de idade.

Nesta altura as árvores só se desenvolvem em 45 dias do ano por isso só crescem 2,5 cm a cada 100 anos.


 São árvores de troncos retorcidos que a mais de 5.000 anos suportam ventos ciclônicos, temperaturas de 30˚negativos e muitas chuvas.

As idades das árvores são comprovas com modernos testes de dendrocronologia (teste carbono 14). A média de idade das árvores é de 3.500 anos.


É nessa floresta que fica também uma das mais antigas árvores da Terra, apelidada de “Matusalém” (em homenagem a Matusalém, a pessoa que viveu por mais tempo na Bíblia), com quase 5.000 anos de idade.

Sua localização exata não é revelada pelo Serviço Florestal dos EUA, para protegê-la de vandalismo.

Apesar de os bristlecones ainda serem considerados as árvores mais antigas do mundo, em abril deste ano pesquisadores encontraram um outro pinheiro, que recebeu o nome de Velho Tjikko, na montanha Fulufjället, em Dalarna, na Suécia, que parece ter 9.550 anos.
 No entanto, esse ser vivo é como uma cópia genética da primeira árvore que esteve ali – um “clone”.
 
 Sob a coroa do pinheiro, foram encontradas na verdade quatro “gerações” da árvore, com 375, 5.660, 9.000 e 9.550 anos.
Como os abetos podem se multiplicar através de raízes penetrantes, eles podem produzir cópias exatas de si mesmo – a árvore que está crescendo naquele local parece “nova”, mas os pedaços de madeira com 9.550 anos têm o mesmo material genético.
Uma visão tão surreal que diversos fotógrafos viajam até esse bosque para registrar a paisagem espetacular.
Naturalmente, você será recompensado depois de tanta caminhada.

Nenhum comentário: