terça-feira, 26 de agosto de 2014

Castelo de Malbork: maior edifício de tijolos vermelhos da Europa!



 O Castelo de Malbork é um castelo construído pela Ordem dos Cavaleiros Teutónicos, uma ordem religiosa católica romana alemã de cruzados. Situa-se cerca de 60 km de Malbork, na Polônia.
 O castelo encontra-se em posição dominante sobre a margem direita do rio Nogat.

Este era inicialmente um convento, depois transformado num castelo com todos os efeitos. Em constante evolução durante quase 230 anos, o castelo é o exemplo clássico duma fortaleza medieval.

 O Castelo de Malbork, na realidade, é constituído por três partes: o Castelo Alto, ou seja, o antigo convento; o Castelo Médio, com as habitações dos criados e algumas zonas de serviço; o Castelo Baixo, no qual estava o Karwan, um espaço de armas militares de todos os gêneros.
A edificação do Castelo de Malbork teve início em 1270. Não sobreviveu nenhum documento relacionado com a sua construção, pelo que as fases do castelo têm sido desvendadas através de estudos de arquitetura, de registos administrativos da Ordem e de histórias posteriores.
O castelo chegou a alojar aproximadamente 3.000 "irmãos de armas”.  
Além das habitações, o Castelo Médio também incluía o refeitório (a sala mais ampla no castelo), a enfermaria, onde eram curados os membros da Ordem idosos ou doentes, e o palácio do proprietário do castelo.
 Tendo o castelo como atração turística, os habitantes de Malbork aproveitaram a oportunidade. De fato, este podia fornecer novos postos de trabalho e, assim, mais dinheiro. Na verdade, este monumento não atraia somente turistas da Prússia, mas de toda a Alemanha .

 

Entre as coleções do castelo podem encontrar-se antigas armaduras, muitas das quais foram herdadas em 1896 de um famoso colecionador prussiano.  Uma outra parte das coleções é constituída por moedas, reunidas pelo conselheiro do castelo Jaquet, que conseguiu adquirir cerca de 10.000 moedas.
Muitos documentos históricos estão conservados no arquivo situado na Torre Klesza, entre os quais se encontram algumas impressões reais e governativas .
 

 O castelo medieval pode ser decidido em três grandes grupos de edifícios principais: o Castelo Baixo, o Castelo Médio e o Castelo Alto. Aos edifícios destas três áreas foram destinadas diferentes tarefas, o que fez com que - de acordo com essas tarefas - também fossem desenhados arquitetonicamente de forma muito diferente.

O Castelo Alto representa a parte mais antiga do Castelo de Malbork e é do tipo dos fortes, servindo como uma quadrada casa conventual. Este edifício de quatro alas serviu como base e alojamento dos cavaleiros da Ordem. A ala norte do Castelo Alto, concluída em 1280, abrigava a capela e a sala de reuniões, inicialmente o dormitório dos irmãos cavaleiros.

 O Castelo Médio foi construído a partir de 1309 e alojou importantes instalações necessárias à administração da Ordem e do território.

 
Próximo do Palácio do Grão-Mestre, no Castelo Médio, situa-se o grande refeitório, com aproximadamente 30 metros de comprimento, com uma abóbada ligeiramente em estrela que é suportada por três elegantes pilares de granito vermelho. No decorrer do domínio prussiano, o refeitório tornou-se numa arena dedicada às corridas equestres.
O Castelo Baixo, que estava começado em 1309, algumas décadas depois da construção das duas primeiras partes devido ao espaço insuficiente à disposição no castelo, hospedou habitações de soldados, o Karwan, espaço de armas de vários géneros, um celeiro e um depósito de armas. Os edifícios, hoje parcialmente reestruturados, hospedam uma pousada.
As paredes defensivas norte e leste do Castelo Baixo foram construídas no período de 1656 a 1659 pelos suecos.


A UNESCO  designou o "Castelo da Ordem Teutónica em Malbork" e o seu museu como Património Mundial da Humanidade em Dezembro de 1997.
 A parte desenvolvida da propriedade designada como Patrimônio da Humanidade tem 210.000 metros quadrados.

Em 1406, era o maior castelo gótico de tijolos no mundo . É o maior edifício de tijolos da Europa e o maior no mundo em área de construção, constituído maioritariamente por tijolos vermelhos.
Visitas:

Aberto diariamente, com limitação apenas às segundas-feiras.

No Inverno, o castelo está aberto, apenas, nos dias livres de neve.

Está aberto durante todo o Verão desde manhã até tarde na noite (com guia ou individualmente com sistema áudio).



Nenhum comentário: