quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Parque de Muskau - Um "magnífico grande jardim"!



O Parque de Muskau  é um parque em estilo inglês de 5, 45 km2, sendo o mais extenso de Europa central. 
Está localizado na Fronteira Alemanha-Polônia, com terrenos em ambos os lados do Rio Neisse.
O paisagista e criador do parque foi o príncipe Hermann von Pückler-Muskau autor do influente Conselhos sobre a jardinagem de paisagem e proprietário do território de Bad Muskau desde 1811.

 A construção do parque se iniciou em 1815, depois de que o príncipe regressara de uma viagem a Inglaterra, onde havia visitado e estudado intensamente vários parques e jardins. 

Sua intenção era embelezar Bad Muskau rodeando-a, segundo suas palavras, com um «magnífico grande jardim».

 
Com o tempo, estabeleceu uma escola internacional de tratamento da paisagem em Bad Muskau e supervisionou a construção de uma extensa parte paisagística que abraçaria a cidade «de uma maneira até então nunca vista em escala tão grande».


Foi ajudado por Jacob Heinrich Rehder que se converteu no primeiro superintendente do parque.  As obras também implicaram a construção de uma capela gótica e várias pontes.
 Durante a Segunda Guerra Mundial o parque ficou sem manutenção e na última ofensiva soviética para sitiar Berlim, os castelos e pontes do parque sobre o rio Neisse foram destruídos.

O Velho Castelo foi reconstruído pela administração germano-oriental em 1965-1972, enquanto que o Novo Castelo e as pontes ainda estão restaurando-se.


Em 2 de julho de 2004 a Unesco incluiu ao Parque de Muskau na lista de monumentos do Património Mundial.

 Hoje em dia o parque é acessível desde ambos lados da fronteira.



Nenhum comentário: